Limpeza Subaquática da Marina dos Pescadores marca a comemoração do Dia Mundial Do Meio Ambiente em Arraial do Cabo

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (AREMAC), promove neste sábado (05), a limpeza subaquática da região da Marina dos Pescadores, na Praia dos Anjos.

Além dos três píeres de atracação, os mergulhadores, com apoio dos barqueiros e pescadores e de técnicos, farão a retirada dos detritos do fundo do mar pela enseada. A concentração será na própria Marina, às 7h. O material recolhido será levado para a Usina de Reciclagem de Arraial do Cabo, localizada próxima ao posto do BPRv.

O presidente da AREMAC, Eraldo Cunha, destaca a importância do evento: “é dever de cada um zelar pela proteção ao meio ambiente. E para nós isso é mais do que uma obrigação, já que é o mar que traz o sustento da família do extrativista”, disse.

Quantidade de plástico nos oceanos pode triplicar em duas décadas

De acordo com um estudo publicado pela revista National Geographic, a quantidade de lixo despejada nos oceanos pode triplicar até 2040, chegando a 29 milhões de toneladas métricas despejadas no mar por ano. No fim de 20 anos, se nenhuma medida efetiva for tomada com ações enérgicas de combate à poluição oceânica de forma global, esse acumulado pode chegar a 600 milhões de toneladas de lixo no leito do mar.

No Brasil, estudos mais recentes mostram que são despejadas 640 mil toneladas de lixo no mar todos os anos e que 10% desse total é formado por material de pesca abandonado. Por isso que campanhas de educação e conscientização são frequentes na programação da AREMAC durante todo o ano, em todas as praias da cidade. “Temos que fazer o nosso dever de casa e educar as novas gerações. A AREMAC também defende com austeridade a nossa costa, em ações de fiscalização permanentes.”, concluiu Eraldo Cunha.