fbpx
HomeArraial do CaboMapeamento identifica 58 possíveis criadouros de mosquito da dengue em Arraial do...

Mapeamento identifica 58 possíveis criadouros de mosquito da dengue em Arraial do Cabo

Ação da secretaria de Saúde já eliminou 70% desses focos

-

O mapa de risco com dados georreferenciados e a observação direta das informações possibilitou a identificação de 58 pontos de possíveis criadouros do mosquito da dengue em diversas áreas de Arraial do Cabo. O levantamento das informações com a utilização de drone teve início em janeiro. Ao todo, o equipamento já percorreu uma área equivalente a 1,25km². Até agora, sete áreas do município já passaram pela coleta de dados.

Conforme afirmou o engenheiro Wagner da Cunha, responsável pelo trabalho, cada setor pode abranger um ou mais bairros, dependendo de sua extensão e das características geográficas locais. Dessa forma, ele explicou que a identificação dos criadouros prováveis foi possível pela análise da coloração e condição da água parada. Na maioria dos casos, esses criadouros são piscinas sem cobertura. Os pontos suspeitos estão, predominantemente, na região central da cidade e em partes do distrito de Monte Alto.

O coordenador da Vigilância Ambiental, Anderson Damião, informou que após receber a localização dos pontos prováveis de focos da dengue, enviou a equipe de agentes de endemia até os endereços para a notificação e a colocação de larvicida. Sendo assim, até o momento, os agentes já vistoriaram 70% dos locais. A expectativa é, até o fim da próxima semana, eliminar 100% dos focos.

Outros projetos no combate à dengue em Arraial do Cabo

O secretário municipal de Saúde, Jorge Diniz, lembrou que essa é uma das ações do planejamento da Vigilância em Saúde para o enfrentamento à dengue. Além disso, há também a construção de ferramentas de monitoramento. Uma delas, a “Tem Foco Aqui”, permite o compartilhamento de informações entre agentes de saúde e agentes de endemias no combate às arboviroses.

Ainda em fase experimental, o Projeto Vigilantes Mirins contra a Dengue, reunirá a Vigilância Ambiental, o Programa Saúde na Escola e a Guarda Municipal uma ação integrada de combate à proliferação de focos do mosquito da dengue.

Entre no canal do Fonte certa no Telegram e fique por dentro de tudo que acontece na Região dos Lagos! Basta acessar o canal: https://t.me/noticiasregiaodoslagos
- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Prefeitura de Cabo Frio nega contratação de irmão de Janja para...

0
Após visita dos deputados Lindberg Farias e Benedita da Silva, informações eram passadas que Luiz Cláudio da Silva assumiria a Secretaria de Assistência Social