A Polícia Federal e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atuaram em conjunto na Operação Atcheza, deflagrada nesta terça-feira (16). Com o intuito de combater crimes ambientais na Reserva Extrativista (Resex) Marinha do Arraial do Cabo, as equipes fiscalizaram embarcações abandonadas na Praia dos Anjos. Em um dos barcos, 1200 metros de redes de pesca clandestina foram apreendidas.

Segundo os agentes, o equipamento era utilizado no período noturno para evitar possíveis fiscalizações da guarda costeira.

De acordo com a legislação ambiental vigente, a utilização da rede de pesca está proibida no interior de áreas de reserva extrativista marinha. A ação configura pesca ilegal em todo território brasileiro, e pode resultar em multa e prisão para aqueles que insistem em utilizar a ferramenta.

Durante os próximos dias, as investigações continuarão para identificar os proprietários da rede. A força-tarefa prosseguirá com ações na Resex marítima de Arraial do Cabo para combater a pesca com ferramentas proibidas e embarcações industriais sem licença, que ferem o Plano de Manejo e o Acordo de Gestão Ambiental vigentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *