O Pronto-Socorro de Figueira, distrito de Arraial do Cabo, realizou, durante 2023, 26.046 atendimentos. De acordo com a Prefeitura, em relação ao ano anterior – 2022 -, houve um acréscimo de 52,8% na quantidade de pacientes atendidos. Foram 17.035 atendimentos no período.
Segundo a diretora administrativa do pronto-socorro, Olívia Sá, a ampliação na capacidade de atendimento se deve a ações importantes. Entre elas, a contratação de médicos, aquisição da ambulância UTI e de novos equipamentos para exames. Anteriormente, a unidade tinha apenas um eletrocardiograma. Agora, ela realiza exames laboratoriais e de raio-X.
Durante o ano de 2023, foram feitos 8.388 exames, sendo 5.839 raio-X, 1615 eletrocardiogramas e 874 exames laboratoriais.
Informatização do Pronto-Socorro de Figueira
Outra novidade no local foi a informatização do pronto-socorro. De acordo com a Prefeitura, com a sistematização, é possível o compartilhamento de todas as informações do paciente em tempo real, desde a chegada na recepção, passando pela consulta médica até o atendimento da enfermagem.
Além disso, outra vantagem é que o Hospital Geral também pode ter acesso ao cadastro do paciente se houver encaminhamento.
Estrutura da unidade
Única referência em atendimento de emergência no segundo distrito cabista, o pronto-socorro de Figueira atende a população de Monte Alto, Figueira, Parque das Garças, Parque das Gaivotas, Sabiá, Pernambuca, Novo Arraial e Caiçara.
O serviço disponível 24 horas por dia conta com uma ambulância UTI, uma sala de trauma e uma sala de sutura. Além disso, dispõe de uma enfermaria feminina com três leitos, uma enfermaria masculina com dois leitos, além da sala de triagem, farmácia e recepção.
Para o secretário municipal de Saúde, Jorge Diniz, o crescimento no número de atendimentos chama a atenção para a qualidade do trabalho que as equipes desenvolvem.
“Antigamente, o paciente recebia os primeiros socorros na unidade de Figueira, mas se precisasse de algum exame além do eletrocardiograma, ele era encaminhado para o Hospital Geral. Agora, é possível fazer os principais exames na unidade de Figueira, inclusive, o tele-eletrocardiograma, cujo diagnóstico é entregue na hora em que o exame é feito,” explicou o secretário.
Jorge Diniz lembrou também que, em breve, a população do segundo distrito vai receber o novo prédio do pronto-socorro. Na RJ-102, em Figueira, a unidade que substituirá a atual voltou a receber obras em setembro de 2022. Atualmente, a intervenção já está quase pronta.