A Secretaria Municipal de Saúde de Búzios dará início à campanha do Setembro Amarelo na próxima segunda-feira (2). Para iniciar as ações da campanha, o município promove uma roda de conversa aberta ao público com o tema “Falar Alivia Dores Emocionais”, no Geribá Tênis Park, a partir das 13h30. O evento busca conscientizar a comunidade sobre a importância da saúde mental e da prevenção ao suicídio.

Campanha nacional dedicada à prevenção do suicídio, o Setembro Amarelo conta com ações e eventos para promover a conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental e oferecer suporte às pessoas que enfrentam momentos difíceis. A iniciativa visa combater o estigma em torno da depressão e outras condições mentais, incentivando o diálogo aberto e o apoio comunitário.

“O Setembro Amarelo é um momento para refletirmos sobre a importância do combate à depressão e da prevenção ao suicídio, assuntos delicados, mas que certamente salvam vidas e precisam ganhar visibilidade”, explica Dayana Azevedo, coordenadora de Saúde Mental de Búzios.

A roda de conversa é gratuita e aberta a todos os interessados. A programação inclui uma série de palestras com especialistas da área da saúde e convidados que abordarão temas fundamentais relacionados à saúde mental. A Secretaria Municipal de Saúde convida a população a participar ativamente da campanha, promovendo um ambiente de acolhimento e conscientização para a prevenção ao suicídio.

O secretário de Saúde de Búzios, Leonidas Heringer, reforça a importância da participação da comunidade.

“Queremos que todos se sintam acolhidos para falar sobre suas emoções e encontrar apoio. Este evento é apenas o começo de uma série de ações que vamos promover durante o mês para fortalecer a rede de apoio à saúde mental em Búzios.”, afirmou.

Confira a programação completa da Roda de Conversa:

  • 13h30: Abertura com Dayana Azevedo e Patrícia Oliveira, da Secretaria de Saúde;
  • 14h00: Fabiana Rampazzo compartilha relatos sobre “Foram só uns dias ruins”;
  • 14h30: Dr. André Granado discutirá “O impacto de um diagnóstico”;
  • 15h00: Dra. Elizabeth Costa falará sobre “O aumento da ideação suicida nas crianças e adolescentes pós-pandemia”;
  • 15h30: José Tadeu Freire (psicólogo) e Dr. Marcos Coelho (psiquiatra) abordarão os “Desafios do CAPS no cuidado à crise”;
  • 16h00: Coffee break;
  • 16h30: Roda de conversa aberta para participação do público;
  • 17h00: Encerramento com a recitação de uma poesia sobre o Setembro Amarelo, de um escritor local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *