A Prefeitura de Búzios está realizando a campanha Dezembro Vermelho, dedicada às ações de prevenção à AIDS. Para a equipe de Saúde, o momento é de reforçar o trabalho realizado durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde de cada bairro.
O cidadão pode se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua casa a qualquer momento e solicitar a realização do teste de HIV. Da mesma forma, é liberada em todas as unidades a distribuição de preservativos, as conhecidas camisinhas masculinas e femininas. Sem burocracia alguma, basta solicitar na farmácia do posto.
Em caso de acidentes que gerem exposições sexuais desprotegidas, abusos sexuais e sexo eventual sem preservativos, a pessoa tem como opção procurar ajuda de prevenção medicamentosa. O paciente exposto deve ir ao Hospital para ser atendido por um médico, seguindo o protocolo de profilaxia “Pós Exposição Sexual”. Este tratamento inclui a aplicação de anticoncepcionais e medicamentos para evitar o HIV, vaginoses e sífilis. Se necessário, o paciente pode ser encaminhado para serviço de controle de infectologia, onde será realizado o acompanhamento sorológico, e a continuidade dos medicamentos.
Nesta quinta-feira (13), a Unidade Básico de Saúde (UBS) de José Gonçalves realizou algumas ações junto à população, visando divulgar formas de prevenção ao vírus da AIDS. Após atividades físicas e um café da manhã, a comunidade participou de palestra informativa sobre prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. No próximo dia 19, o mesmo evento acontece na UBS de Vila Verde.