A ocupação por alunos no Colégio Paulo Freire, em Búzios, continua desde a terça-feira (27). O movimento é um protesto pelas mudanças anunciadas pela Secretaria de Educação de extinguir as turmas noturnas de Ensino Médio da unidade. A medida vem gerando polêmica entre a comunidade desde meados de janeiro.
Na segunda-feira (26) não houve aulas na unidade durante o dia por falta de professores e de merenda escolar. Na ocasião, os alunos fizeram uma manifestação em frente a Prefeitura.
Os estudantes afirmam que apesar de uma decisão judicial que impede o fechamento das turmas, a Prefeitura mantém a decisão de extinguir o turno noturno. Segundo os estudantes, agentes da Guarda Municipal teriam sido deslocados para unidade para impedir a realização das aulas à noite.
A Prefeitura nega o fim do Ensino Médio na cidade e afirma que os alunos serão transferidos para o Colégio Estadual Oliveira Botas. A pasta também disse que as turmas diurnas continuam. Já o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe Lagos) diz que a iniciativa representa o fechamento do Ensino Médio no município aos poucos.