Justiça condena autor do feminicídio de Pamela Carvalho a quase 19 anos de prisão em Búzios

Júri reconheceu homicídio qualificado e ocultação de cadáver, considerando emboscada e impacto para os filhos como agravantes

Corpo de Pamela Carvalho, de 26 anos, foi encontrado oito dias após seu desaparecimento em 2022. Foto: Reprodução

O Tribunal do Júri da comarca de Armação dos Búzios condenou Matheus da Conceição Pinto Scala a 18 anos e 11 meses de prisão pelo feminicídio e ocultação do cadáver de Pamela Santos Carvalho, de 26 anos, nesta terça-feira (12). O julgamento, que durou quase 11 horas, foi presidido pelo juiz Eduardo Pacheco e contou com a presença de moradores e movimentos sociais em vigília em frente ao Fórum.

Pamela desapareceu em 16 de dezembro de 2022 e foi encontrada oito dias depois submersa na Lagoa da Ferradura. Segundo o Ministério Público, o crime foi cometido com extrema violência, após uma discussão possivelmente relacionada à guarda dos filhos, e incluía o planejamento para ocultar o cadáver.

As investigações apontaram que a vítima sofria violência doméstica e já havia denunciado agressões anteriores. Os investigadores ressaltaram, ainda, a frieza do acusado, que chegou a publicar mensagens nas redes sociais cobrando justiça pelo crime. Câmeras de segurança, testemunhos e vestígios encontrados no carro do acusado foram decisivos para a conclusão do inquérito e aplicação da sentença.

Além dos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver, o júri reconheceu circunstâncias agravantes, incluindo a relação afetiva com a vítima, o motivo torpe e o impacto do crime sobre os filhos. Apesar de não haver condenações anteriores, esses fatores aumentaram a gravidade da sentença.

O caso mobilizou a população e movimentos sociais de Búzios e ganhou repercussão como símbolo da luta contra a violência de gênero, além de reforçar a necessidade de ações de proteção às mulheres na cidade.

*Com informações do Prensa de Babel

FacebookWhatsAppTelegramXThreads