A Prefeitura de Búzios apresentou o Calendário de Eventos 2024 em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (21). Ao fim deste texto, você encontra as atrações. A ocasião teve as presenças de autoridades municipais, como o prefeito interino, Rafael Aguiar (REP); os secretários de Turismo, Cristiano Marques, e de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano Lorenzi; e representantes de entidades de classe, além do vice-presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), Anderson Moura, e outras autoridades regionais.
De acordo com a Prefeitura, o cronograma destaca-se como uma das principais ferramentas para a vitalidade econômica local. Assim sendo, também compuseram a mesa o subsecretário de Eventos, Carlos Valdivia; o vereador Marcos Sodré (SDD); o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB), Rodrigo Sobral; a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Milene Campelo; o presidente de Associação de Pousadas de Búzios (APB), Anglo Weiser; o presidente da Associação de Hotéis de Búzios (AHB), Thomas Weber; e o representante da representando a secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Junior Arruda.
O calendário traz diversidade cultural e possui opções, como defendeu Cristiano Marques, “para todos os gostos e bolsos”. Nesse sentido, através de atrações esportivas, turísticas e sociais, a ideia é enriquecer a experiência tanto para residentes quanto para visitantes.
Segundo Rafael Aguiar, o calendário já estava pronto quando ele assumiu. Dessa forma, em entrevista ao Portal Fontecerta.com, Rafael Aguiar defendeu que a ideia é manter o planejamento. “Ele está muito corretinho, com as datas certinhas, mês a mês, e tudo mais. Importante agora é a gente sentar e organizar para, de repente, mudar [algum evento] por [causa de] uma chuva, pelo tempo, mais a mudança pontual”, afirmou.
Secretários comentam divulgação do calendário de Búzios em meio à instabilidade política
O secretário de Turismo de Búzios, Cristiano Marques, anunciou que deixa o cargo no fim do mês, por conta de uma cirurgia. No entanto, suas expectativas para o calendário são das maiores. “Esse lançamento, eu considero muito importante para nossa cidade. A secretaria vai ficar em boas mãos, com Patrícia Chaves, a subsecretária assumindo interinamente até o nosso prefeito designar alguém. A secretaria está encaminhada”, pontuou.
Na reta final de formulação e apresentação do calendário, a instabilidade política voltou a ser uma realidade em Búzios. No começo do mês, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou o afastamento do prefeito, Alexandre Martins (REP). Cristiano afirmou que a situação “assustou muito”. Apesar disso, o secretário ressaltou que o calendário tem parcerias público-privadas e, portanto, há orçamento para sua realização.
“Os eventos são realizados por diversas secretárias. O Degusta é pela de Turismo. O Anarriê, pela de Cultura. Então, os orçamentos são dessas pastas e a gente está muito tranquilo de poder dar continuidade a esse trabalho”, disse Cristiano. “Claro que a instabilidade assusta, mas acreditamos que Rafael vai conseguir o trem nos trilhos para que a coisa possa avançar”, ponderou.
O secretário de Cultura, Luiz Romano Lorenzi, declarou que “Búzios é uma cidade onde o mundo se encontra”. Nesse sentido, na visão dele, “estamos de braços abertos para o mundo, mas sem perder a nossa identidade. A beleza de ser buziano, caiçara, pescador, quilombola marisqueira, povo de terreiro. Essa beleza de saber conviver com o mundo sem perder a sua identidade”.
“A secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios vem trabalhando com esse olhar da salvaguarda e isso reflete no calendário de eventos, na participação de políticas públicas culturais”, afirmou.
Para Romano, a instabilidade política gera desconforto. No entanto, o secretário argumenta que “o calendário não é de um grupo político”. “É algo sólido. Por isso reunimos aqui pessoas de esquerda, de direita, oposição, governo. Todos comprometidos com a cidade. O calendário não é do Romano, não foi do Alexandre, não é do Rafael´, é da cidade de Armação dos Búzios”, finalizou.
‘Exemplo para outras cidades da Região dos Lagos’
Ex-vice-prefeito de Araruama e atual vice-presidente da TurisRio, Anderson Moura enxerga o calendário de eventos como “essencial” para o fortalecimento do turismo. “A gente vem trabalhando muito na promoção dos nossos destinos. São 12 regiões turísticas do estado do Rio de Janeiro e a região da Costa do Sol, sem dúvida nenhuma, tem Búzios no protagonismo, justamente pela sua organização”, afirmou.
Anderson justificou a fala por conta da integração entre poder público e iniciativa privada e trade turístico. “Isso que está acontecendo aqui em Búzios precisa ser replicado, não só na nossa região, como em muitos outros municípios”, concluiu.
Calendário de eventos de Búzios para 2024
Março
- 29 – Via Sacra
- 29 e 30 – Circuito de Águas Abertas
Abril
- 13 – Hero Swimrun
- 25 a 27 – Motocross
- 25 a 27 – XTerra
Maio
- 03 a 11 – Búzios Jazz Festival
- 17 e 18 – Circuito Remo de Praia
- 29 a 02 (junho) – Wine In Búzios
- 30 a 02 (junho) – Campeonato Brasileiro de Vela
Junho
- 06 a 07 – 9º Pride Búzios
- 07 a 09 – Festival Gospel
- 16 e 17 – Anarriê Búzios
- 21 a 23 – Blues nas Ruas
- 29 a 30 – Festa dos Pescadores
Julho
- 25 a 26 – Festa de Sant’anna
- 28 a 30 – Búzios On
Agosto
- 02 a 10 – Degusta
- 16 a 18 – Semana da Juventude
- 22 a 25 – Búzios Biker Fest
Setembro
- 13 a 15 – Festival da Sardinha
- 17 a 19 – Armação Literária
Outubro
- 11 a 13 – MPBúzios
- 19 – XC Run
Novembro
- 09 a 12 – Festa da Cidade
- 17 – Correndo Pelo Rio – Etapa Búzios
- 20 – Consciência Negra
- 29 a 30 – Encontro de Cultura Popular Buziana
Dezembro
- 1º a 31 – Natal Luz
- 06 e 07 – Cantata de Natal