Na última semana, a cidade de Búzios viu o retorno de um rosto familiar à secretaria de Turismo. O advogado Maycon Siqueira assumiu a pasta, substituindo Cristiano Marques, que se afastou por problemas de saúde. O atual secretário respondeu interinamente pelo turismo de Búzios entre outubro de 2022 e março de 2023. Inclusive, ele foi o antecessor imediato de Marques. Em entrevista ao Portal Fontecerta.com, Maycon afirma que assumiu o cargo com a missão de dar continuidade ao trabalho anterior e manter o ritmo de desenvolvimento do turismo local.
“O Cristiano deu continuidade ao trabalho que eu já vinha fazendo e eu vou dar continuidade ao que ele deixou, que é um planejamento. A gente não desfaz o trabalho da secretaria em si, é uma secretaria muito técnica. Então, a gente mantém o nosso ritmo. A gente leva com seriedade porque é o principal motor da cidade”, afirmou Maycon.
No fim de semana, por exemplo, Siqueira acompanhou as ações de ordenamento no Píer do Centro. De acordo com ele, os transatlânticos que atracam por lá tem um papel muito importante na economia de Búzios. Nesse sentido, o secretário ressaltou que o fluxo de turistas desse meio não só contribui para a arrecadação direta, como impulsiona diversos setores locais.
“Cada turista gasta, mais ou menos, R$ 700 quando desce do navio. Então, para a gente, é muito importante esse fluxo. [Segundo] dados oficiais, de cada dez turistas, seis voltam para a cidade para conhecer depois. Aí, quer dizer, a pessoa vem para a cidade, gasta com hotelaria, com passeio de barco, de escuna. Então, gera renda, faz a economia girar no município”, explicou Siqueira.
Secretário de Turismo fala sobre calendário de eventos e instabilidade política
Além disso, Maycon falou à reportagem sobre o calendário de eventos turísticos para o ano de 2024. “O calendário é, como a gente falou no lançamento. Já tem até verba carimbada para poder conseguir fazer os eventos desse ano, [mesmo] com dificuldade [na arrecadação dos] royalties”, pontuou.
O primeiro evento na cidade depois de Maycon retomar o comando da secretaria de Turismo é o do Dia Internacional da Mulher. No entanto, a festa tem organização da secretaria da Mulher e da subsecretaria de Eventos. Apesar de não passar pela pasta de Siqueira, Maycon afirma que o Turismo auxilia a noticiar e a movimentar o evento dentro do setor. “A expectativa de público é sempre grande. O evento vai ser lá na Praça do Inefi, na Rasa. A participação tem sido muito grande [em eventos lá]”, analisou.
Além de diversos serviços à população nesta quinta-feira (7) e sexta (8), a festa do Dia da Mulher terá direito até a show de Sandra de Sá no encerramento. Sendo assim, a apresentação gratuita será na Praça do Inefi, na sexta, a partir das 19h.
Por fim, o secretário de Turismo comentou a instabilidade política que Búzios vive, após o afastamento do prefeito Alexandre Martins (REP). O político tenta retomar o cargo em julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira (7). Apesar da situação, o secretário foi enfático: “o foco é no Turismo. Deixa esse assunto para o prefeito atual [Rafael Aguiar (REP)] e o afastado resolverem. Nossa pasta se movimenta normalmente, a gente não para”, assegurou Maycon.