Secretarias de Búzios finalizam topografia do Quilombo de Baía Formosa

A Prefeitura de Búzios concluiu o serviço de topografia do Quilombo de Baía Formosa. A ação teve pareceria da diretoria da Associação dos Remanescentes do quilombo, da Comissão da Terra e da coordenadoria de Igualdade Racial do município. O processo é mais um passo no planejamento para o retorno da comunidade quilombola à área de 800 mil m² da qual eles foram expulsos.

De acordo com a Prefeitura, o trabalho servirá para manterem vivas as tradições culturais dessa comunidade. Nesse sentido, o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano Lorenzi, classificou o procedimento como conquista. “A entrega da topografia desse território é uma conquista. Não apenas para a comunidade do quilombo da Baía Formosa, mas para todos os povos tradicionais de Búzios”, ressaltou.

A topografia é uma ciência que serve para serviços de engenharia que estudam os acidentes geográficos, relevo e localização. Para tal, ela utiliza dados de medida por meio de equipamentos. Além disso, pode se valer de coordenadas geográficas específicas, definindo a situação e localização no globo terrestre para cada necessidade, uso ou aplicabilidade.

Sendo assim, através da topografia, é possível determinar analiticamente as medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo e ainda representá-las graficamente em cartas ou plantas topográficas.