Cabo Frio participa do Dia D contra sarampo e poliomelite neste sábado

Mobilização nacional está em vigor desde o início de agosto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Cabo Frio participa neste sábado (22) de mais um Dia D contra a poliomelite e sarampo. O município foi o único da Região dos Lagos a não atingir a meta da cobertura vacinal de 95% do público-alvo. Segundo a Prefeitura, a vacina foi aplicada em apenas 80% do público. O total de crianças que devem ser imunizadas é 10.662.

“Nunca antes tivemos tanta dificuldade em alcançar uma meta de vacinação, ainda mais em relação às crianças. Estamos empenhando todo o esforço, assim como o estado e o Governo Federal, para que esta cobertura vacinal seja alcançada até este sábado. Os profissionais estão desgastados devido ao longo tempo de campanha, os recursos mais difíceis, então precisamos que os pais tenham responsabilidade e levem seus filhos para tomar a dose”, convocou o médico Beto Nogueira, do Departamento de Saúde Coletiva.

A ação deste sábado será realizada no PS de Unamar, no Hospital do Otime Cardoso dos Santos, no Jardim, e no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, das 8h às 17h, e no Shopping Park Lagos, das 13h às 16h.

A vacina contra pólio é recomendada com três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) até 1 ano de idade. A partir de 1 ano até menores de cinco, que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a gotinha.

Para o sarampo, essas crianças também receberão uma dose da vacina Tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias. Devem ser vacinadas as crianças a partir de 1 ano e 4 anos 11 meses e 29 dias, mesmo que já tenham duas doses.