Cabo Frio tem baixo risco de infestação por Aedes aegypti, diz Prefeitura

Ações ocorrem nesta quinta e sexta-feira (14 e 15), em Arraial, e neste sábado (16), em Cabo Frio. Foto: Internet/Reprodução

A Prefeitura de Cabo Frio divulgou nesta quinta-feira (26) que o município tem baixo risco de infestação de Aedes aegypti, de acordo com o último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). Segundo a instituição, o levantamento percorreu 5.622 imóveis entre os dias 17 e 20 deste mês.

De acordo com a Vigilância em Saúde Ambiental, foram detectados focos do mosquito em 31 imóveis dos locais visitados, o que totaliza a infestação de 0,5%, um índice considerado satisfatório, de acordo com as diretrizes adotadas pelo Ministério da Saúde. Com o levantamento é possível direcionar as ações de controle do mosquito para as áreas mais críticas.

Apesar do baixo risco, o município alerta que toda a população deve ficar atenta e realizar as ações de prevenção para coibir a proliferação do mosquito. “A população tem que ter consciência dos riscos das doenças causadas pelo mosquito e continuar fiscalizando os possíveis locais de focos, sempre olhando o lixo, caixas d’água e qualquer local que possa ter acúmulo de água”, afirmou a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Andrea Nogueira.

A coordenadora também ressalta os perigos da proliferação do mosquito no verão. “É o período em que mais há ocorrências das doenças por conta do clima e também é o momento em que a cidade recebe muitos turistas. Precisamos nos conscientizar e tornar a prevenção um hábito. O verão é nosso maior desafio”, afirmou.

O Aedes aegypti é responsável por doenças como dengue, zika e chikungunya.