A Prefeitura de Cabo Frio tem realizado uma espécie de caravana da imunização nas escolas públicas do município. Durante este mês, a campanha de vacinação passou por cinco escolas e uma creche, deixando um saldo de 1.253 crianças imunizadas. A ação pretende, até o final do ano, percorrer 50 escolas da rede municipal de ensino, abrangendo desde creches até o primeiro ano do ensino fundamental.
A programação atende uma escola por semana, realizando a atualização do ciclo vacinal. Neste mês, a campanha foi voltada para crianças menores de cinco anos. Nesta faixa etária, todas as crianças devem receber os imunizantes tríplice viral, varicela, pentavalente, covid, influenza, Pneumo 10, meningo C, ACWY, DTP, VIP, VOP. Para abranger todos os turnos, os agentes de saúde se apresentam no local em dois horários: às 11h e às 16h.
Até o momento, a ação atendeu alunos da Creche Municipal Vovó Cinha e das escolas municipais Etelvina Santana Fonseca, Professora Wanda Maria Nogueira Gonçalves, Vovó Olívia, Manoel Mendes de Souza, João Bessa Teixeira. No mês de maio, a campanha se encerra na próxima terça-feira (28), na Cladyr da Rocha Mendes, no bairro Parque Burle. O cronograma de atendimento às escolas no mês de junho será informado na próxima semana.
A comunicação entre pais e professores tem se mostrado uma peça fundamental para o bom seguimento da ação. Sempre na semana anterior à campanha, os responsáveis são avisados que as crianças devem chegar às escolas portando a caderneta de vacinação. Para os casos em que não for possível a presença dos pais, a escola fornece um termo de responsabilidade.
“Ofertar a aplicação de doses no ambiente escolar é uma importante estratégia para retomar as altas coberturas vacinais, reduzir doenças imunopreveníveis e fortalecer o microplanejamento. Por isso, nossas equipes estarão disponíveis na unidade para facilitar o acesso à vacinação. Além disso, contamos com o apoio e adesão dos pais e responsáveis”, afirmou Patrícia Freitas, coordenadora de imunização de Cabo Frio.
Organizada pelas Secretarias de Educação e Saúde, a campanha faz parte das atividades do Manual de Microplanejamento do Ministério da Saúde, que tem como objetivo promover a vacinação de forma eficaz, atingindo as metas estabelecidas e garantindo a proteção da população contra doenças imunopreveníveis.