fbpx
HomeCabo FrioCrimes ambientais são identificados em Cabo Frio após denúncia feita ao programa...

Crimes ambientais são identificados em Cabo Frio após denúncia feita ao programa Linha Verde do Disque Denúncia

O local foi interditado após a averiguação policial; Sete edificações foram removidas na Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São João

-

A partir de uma denúncia feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – sobre construção irregular em Cabo Frio, situada na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, policiais militares da Corregedoria Geral da PMERJ, em conjunto com a Secretária de Meio Ambiente de Cabo Frio e Comando de Polícia Ambiental (CPAM), estiveram na última quinta-feira (08), no Condomínio Sítio do Gravatá I, na Rua das Pacas, em Nova Califórnia, no bairro Tamoios, em Cabo Frio, onde flagraram uma construção irregular, sem autorização e documentação.

No local também foi verificado que ocorreram derrubadas de árvores e possível contaminação do solo e o lençol de água. O proprietário foi notificado pela prefeitura, que determinou a paralização imediata de qualquer obra sem as devidas licenças, até que venha a ser normalizado perante o devido órgão responsável.

A construção de edificações que impeçam a regeneração natural da vegetação nativa em área de proteção ambiental é crime de natureza permanente, mesmo que tenha ocorrido antes da vigência da Lei nº 9.605/1998, desde que não seja uma construção erguida legalmente à época ou legalizada posteriormente.

A Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São João é uma unidade de conservação de uso sustentável, com cerca de 150.373,03 hectares. Ela abrange ecossistemas da Mata Atlântica, como mangue e restinga, e tem como objetivo normatizar o uso da terra na área de ocorrência do mico-leão-dourado.

O espaço abrange toda a bacia do Rio São João, exceto áreas urbanas e a Reserva Biológica Poço das Antas e Reserva Biológica União, que são áreas de proteção integral. Foi gerado um Boletim de Ocorrência, não havendo condução para delegacia local, cabendo uma nova fiscalização no local.

O Linha Verde solicita a ajuda da população para denunciar crimes ambientais em todo o Estado do Rio. Por telefone, as denúncias podem ser feitas pelos números 0300-253-1177 (custo de ligação local) ou (21) 2253-1177. O serviço também disponibiliza o serviço via Internet, através do aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, pelo WhatsApp através do (21) 99973-1177, pelo site do Disque Denúncia ou pelo Facebook. Em todos os canais o anonimato é garantido ao denunciante.

Entre no canal do Fonte certa no Telegram e fique por dentro de tudo que acontece na Região dos Lagos! Basta acessar o canal: https://t.me/noticiasregiaodoslagos
- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Presidente da Enel vai à Alerj para prestar esclarecimentos

0
A presidente da Enel no Rio de Janeiro, Anna Paula Pacheco, esteve na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) nesta terça-feira (28) para uma oitiva...
%d blogueiros gostam disto: