Criminosos tentam aplicar golpe no Hemolagos

Golpistas utilizaram conta do WhatsApp com foto do presidente Jorge Diniz para tentar conseguir acesso às contas bancárias do hemocentro

O Hemolagos foi vítima de uma tentativa de golpe na manhã desta segunda-feira (17). A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde de Arraial do Cabo e presidente da instituição, Jorge Diniz, que foi ao programa Amaury Valério compartilhar o problema e alertar a população. De acordo com o presidente, os golpistas entraram em contato com a equipe do hemocentro para pedir acesso às contas bancárias da instituição.

Durante a tentativa de golpe, que aconteceu por volta das 9h30, os criminosos utilizaram uma conta no aplicativo WhatsApp com uma foto de Diniz para fazer o contato com a equipe do Hemolagos. A mensagem solicitava que fosse enviado o contato do setor responsável pelo departamento financeiro da instituição e, segundo o presidente, o que alertou a equipe foi o número registrado na conta, a forma de contato e a foto desatualizada.

Ainda de acordo com Jorge, assim que a equipe entendeu que se tratava de um golpe, o número foi bloqueado e medidas legais como a denúncia do contato na plataforma foram tomadas.

“A que ponto que a pessoa chega? Colocar em risco um serviço como o Hemolagos, que é essencial. Hoje em dia, qualquer pessoa que sofre um acidente ou que precisa fazer uma cirurgia de emergência pode precisar de uma bolsa de sangue. E para a nossa região aqui é fundamental esse serviço. É lamentável”, qualificou o coordenador.

Apesar do susto, a assessoria do Hemolagos garantiu ao portal Fontecerta.com que a tentativa não teve exito. A instituição possui uma política de segurança das informações institucionais onde apenas gestores imediatos possuem acesso às contas financeiras e às redes sociais da Hemolagos.

“Nossa política de segurança já prevê protocolos rígidos para evitar qualquer tipo de vazamento ou risco, alinhando-se às diretrizes de proteção dos sistemas bancários e das plataformas digitais utilizadas. Em relação a futuras medidas de fortalecimento dessas políticas, a instituição mantém constante aprimoramento de suas diretrizes internas, visando garantir ainda mais segurança e integridade das informações.”, explica a instituição que também afirmou que as contas financeiras e rede sociais do Hemolagos não sofreram nenhum risco de acesso indevido e continuam operando normalmente.

Como não houve qualquer risco ou prejuízo às contas da instituição, a instituição não realizará o registro formal de ocorrência na delegacia.