A construção do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico da Região dos Lagos e Baixada Litorânea tem avançado de forma rápida. Nesta quinta-feira (3), gestores e representantes das 10 cidades que compõem o grupo se reuniram na sede do Sebrae, em Cabo Frio, para discutir sobre a regulamentação do projeto, que será apresentada aos representantes de cada município em breve.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Iguaba Grandes e um dos principais articuladores do consórcio, Vantoil Martins, a reunião foi fundamental para a conclusão do protocolo de intenções e do estatuto do futuro consórcio. Ele participou do encontro ao lado de representantes de Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu e Saquarema.
“Foi muito proveitoso. Saímos de lá com todos os detalhes definidos e estarei nos próximos dias encaminhando a minuta para os prefeitos das 10 cidades que irão compor o consórcio. Teremos um ato de assinatura [dos documentos] em breve para oficializarmos o protocolo de intenções. Está caminhando tudo dentro do planejado e eu tenho certeza de que esse consórcio será uma importante ferramenta de desenvolvimento para as cidades da baixada litorânea.”, destacou Vantoil ao portal Fontecerta.com.
O Consórcio Intermunicipal unirá os esforços das cidades de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Silva Jardim através de ações conjuntas voltadas ao fortalecimento e desenvolvimento econômico regional. A ideia é inspirada no modelo do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), que reúne cidades das regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.