O ordenamento urbano e ambiental voltou a ganhar destaque em Cabo Frio. Nesta quarta-feira (1º), o prefeito Dr. Serginho (PL) anunciou que, nos próximos dias, vai assinar um decreto para estabelecer novas regras para o bairro da Passagem, um dos mais tradicionais da cidade. E no mesmo dia, a Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Saneamento reuniu pescadores, representantes da Colônia Z-4, Capitania dos Portos e a Marinha para discutir as ações no Canal do Itajuru.
Segundo as informações compartilhadas pelo prefeito e pela Secretaria de Meio Ambiente, em ambos os casos, as medidas buscam conciliar mobilidade e organização sem romper com a tradição local.
Em relação à Passagem, Serginho afirma que o objetivo é organizar os espaços públicos com foco na mobilidade, segurança e conforto da população. A medida, que será divulgada de forma mais detalhada em breve, deve alterar a disposição de mesas e o uso das ruas. “Estamos olhando para dois critérios importantíssimos a serem utilizados: primeiro, tem a questão do trânsito, da mobilidade urbana; e o outro é a segurança da população e o conforto”, contou o prefeito.
Já sobre o Canal do Itajuru, a prefeitura tem apostado na coletividade para construir um plano de organização das embarcações sem prejudicar a tradição pesqueira da cidade. “Quero deixar claro que não existe nenhuma intenção em retirar embarcações do canal de forma arbitrária. Nosso objetivo é construir uma ponte de diálogo, de respeito à tradição e à cultura pesqueira, mas também de responsabilidade ambiental. Precisamos organizar o canal para garantir não só a dignidade aos pescadores, mas também para preservar o patrimônio natural da nossa cidade”, disse o secretário Jailton Nogueira.