Estudantes poderão usar Enem para concorrer a vagas remanescentes na Uerj

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) anunciou a abertura de uma oportunidade para preenchimento de vagas remanescentes em seus cursos. Os alunos poderão ingressas na instituição através da utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, são 1.059 vagas disponíveis entre 37 cursos de graduação de diferentes campi. Entre eles, o campus Cabo Frio tem vagas sobrando para Ciências Ambientais.

Podem concorrer às vagas os candidatos que realizaram o Enem nas edições de 2020, 2021, 2022 ou 2023. Nesse sentido, eles devem ter pontuação mínima de 200 pontos em cada uma das provas objetivas e 300 pontos na redação. Os cursos disponíveis também se distribuem pelos campi Maracanã, Zona Oeste, Duque de Caxias, São Gonçalo, Resende e Nova Friburgo.

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no processo se estende até a próxima segunda-feira (8). Vale ressaltar que somente os candidatos que concluíram o ensino médio em escola pública e atendem aos critérios de carência socioeconômica, definidos como renda bruta média mensal familiar igual ou inferior a um salário mínimo nacional, podem pleitear a isenção.

A comprovação desses requisitos no processo de inscrição requer o envio, via correio, dos documentos comprobatórios. Por sua vez, esses devem estar junto com o requerimento de isenção, em um envelope lacrado, para o Departamento de Seleção Acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – DSEA/Uerj. Conforme determinação da Uerj, não devem haver entregas diretas de documentos na Universidade.

Logo depois da conclusão de todas as etapas e a análise da documentação, o resultado do processo de isenção deve sair dia 29 de abril de 2024.

Para consultar os cursos disponíveis e obter mais informações, os interessados podem acessar o edital através da internet.