Dez bolsas de estudo para cursos de gastronomia serão oferecidas pela Le Cordon Bleu, por meio da parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secti). As inscrições começaram nesta segunda-feira, dia 6 de janeiro.
Para se candidatar basta entrar no site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br) ou do Instituto Selecon (www.selecon.org.br). Os interessados têm até o dia 22 de janeiro para se inscrever.
O candidato deve preencher o formulário de inscrição de forma integral e o questionário de perfil social. É necessário ter no mínimo 18 anos completo e no máximo 35 anos até a data da matrícula, ter sido estudante da rede pública estadual de ensino e comprovar renda familiar de até quatro salários mínimos. O sorteio será promovido pela Loteria Federal no dia 25 de janeiro.
Após a entrega dos documentos comprobatórios, no dia 20 de fevereiro será realizada a prova objetiva de conhecimentos gerais. Os candidatos mais bem classificados no exame passarão por entrevista de perfil socioeconômico no RioSolidario e por um teste de aptidão técnica realizado pelo Le Cordon Bleu. O resultado final para a bolsa será divulgado no dia 12 de março.
O secretário da SECTI, Leonardo Rodrigues, ressalta a importância de aprender com quem já é referência mundial na gastronomia.
– Essa é mais uma chance para os apaixonados pela culinária se profissionalizarem com uma das maiores escolas de gastronomia do mundo. Nos empenhamos e conseguimos ofertar mais vagas, o que significa sonhos realizados e mais pessoas qualificadas no mercado de trabalho. Aos interessados, não percam essa grande chance e se inscrevam – concluiu Rodrigues.
O curso Cordontec, com carga horária de 800 horas, vai ensinar técnicas de pâtisserie, cuisine, boulangerie e serviço de salão. Os alunos ainda passarão por um estágio supervisionado no restaurante-escola e no café-confeitaria. Ao final, receberão certificado de conclusão emitido pelo Le Cordon Bleu e Faetec.
“Na visita que fizemos na sede da Le Cordon Bleu no final de 2019, conseguimos ampliar o número de bolsas, que antes eram cinco e agora são dez. Foi uma enorme conquista, pois a Faetec é única instituição pública no mundo que possui essa parceria com a Le Cordon Bleu. Tenho total certeza que a vida de muitas pessoas será transformada por meio do Cordontec”, conclui o presidente da Faetec, Romulo Massacesi
Deixe um comentário