“Fiz o que qualquer um deveria fazer”: lutador de MMA comenta repercussão de confusão entre homem e policiais em Cabo Frio

Renan Neves impediu que um policial fosse desarmado durante ocorrência no último sábado (30)

Renan Neves impediu que um policial fosse desarmado durante ocorrência no último sábado (30). Foto: Reprodução/ Instagram: @renannevesmma

O lutador de MMA Renan Neves não imaginava que seria colocado no centro das atenções após evitar uma tragédia em um bar, no último sábado (30), em Cabo Frio. Em entrevista ao portal Fontecerta.com, ele conta que depois de intervir em uma confusão e impedir que um policial militar tivesse sua arma tomada por um homem durante uma ocorrência, viu o caso ganhar espaço em diversos portais e começou a receber mensagens de apoio de moradores da Região dos Lagos. A atitude ainda rendeu uma ligação do governador Cláudio Castro – da qual Renan preferiu não revelar detalhes.

“Eu só fiz o que qualquer um deveria fazer. Não achei que fiz nada demais. Jamais vou deixar um agente da lei em situação de vulnerabilidade. Vi que o rapaz tentou tomar a arma do policial e pulou nas costas dele. Foi aí que intervi, consegui imobilizá-lo e, junto com os policiais, algemá-lo”, disse o atleta, que ainda contou que decidiu se aproximar quando percebeu que a confusão poderia escalar.

Desde que o caso aconteceu, Renan tem recebido mensagens através das redes sociais. Os comentários em sua última publicação no Instagram, em que comentou o caso, vão desde elogios até a possibilidade de reconhecimento através da condecoração, mencionada pela major da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Vânia Juliano.

Foto: Reprodução/ Instagram: @renannevesmma

Para ele, a repercussão aconteceu porque sua intervenção evitou que a violência escalasse ainda mais. “Acredito que repercutiu porque eu consegui evitar uma tragédia, salvei a vida do policial e também a do rapaz que causou o tumulto.”, contou.

Trajetória nas artes marciais

Com quase duas décadas de experiência nas artes marciais, o lutador lembrou sua trajetória. “Sou oriundo do jiu-jitsu há 18 anos e estou no MMA há 10 anos. Treino desde os 10 anos, tenho títulos no brasileiro e no carioca, tanto no jiu-jitsu quanto no muay thai e na luta livre. Então eu tenho uma história na luta.”

Foi a partir das artes marciais que ele aprendeu a aplicar a imobilização que utilizou para ajudar os policiais. Mas ele acredita que a confusão também poderia ter sido contida com ajuda das pessoas presentes que não tiveram o mesmo preparo. “Acredito que não precisava de mim ali, umas cinco pessoas para ajudar o policial a tirar e a conter o cara já ajudava. A união faz a força, entendeu?”, disse.

O lutador concluiu a conversa deixando um recado para a população: “O policial é uma autoridade legal e precisa ser respeitado. Ele não está ali de brincadeira, está ali para proteger a sociedade. Se ele der uma ordem, cumpra. Se o policial pedir para você sair do local, saia. E se ele falar que vai te conduzir, seja conduzido. Não tente desacatar nem brigar, porque isso coloca em risco sua vida e a dele. Eu só fiz o que deveria ter sido feito por qualquer pessoa que tivesse condições de ajudar.”, finalizou Renan.

FacebookWhatsAppTelegramXThreads