Os agentes da Guarda Municipal de Cabo Frio realizaram uma operação na Praça Arena, no bairro Parque Burle, para combater o uso de linha chilena, um material muito utilizado por pessoas que soltam pipa. A operação foi realizada na tarde desta quinta-feira (25) e durante a ação os agentes apreenderam três carretéis de linha chilena para prevenir possíveis acidentes.
A linha chilena é conhecida por ser extremamente perigosa, sendo uma mistura de cola com vidro moído que pode causar sérios ferimentos, podendo até levar a amputação de um membro ou a morte.
A operação foi conjunta entre a equipe da ROMU e a equipe do PROEIS, que realizou patrulhamento no local para coibir a utilização da linha chilena.
De acordo com a lei nº 13.466, de 2008, é proibido o uso, produção, comércio, armazenamento, transporte e distribuição de cerol ou qualquer material cortante usado para empinar pipas.
O uso de linha chilena é um problema recorrente, especialmente em áreas urbanas onde a prática de soltar pipas é popular entre jovens e crianças. A linha cortante não só representa um risco para os praticantes, mas também para pedestres, ciclistas e motociclistas.
A ação foi realizada por determinação do secretário de segurança André Magalhães.