Homem preso em Cabo Frio por tráfico interestadual é denunciado por lavagem de dinheiro

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou por lavagem de dinheiro um homem que foi preso em Cabo Frio, em junho de 2021, pelo crime de tráfico de drogas. De acordo com o Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), Elizeu Santos Barreto tem envolvimento com o crime em estados como Bahia, Mato Grosso e São Paulo. A denúncia inclui também Jamil Benedito Marinho Correa Filho pelo mesmo crime.

As investigações do GAECO revelaram que quando os policiais prenderam Elizeu, ele estava em um carro que tinha o registro em nome de Jamil. Dessa forma, a investigação comprovou que Benedito se enquadrava como “laranja” de Elizeu. A constatação se deu após análise dos documentos do veículo, das declarações dos envolvidos e do conjunto probatório. Por sua vez, Elizeu já tinha condenação por tráfico de drogas pela Comarca de Jequié, na Bahia.

A denúncia destaca que os criminosos “dissimularam a propriedade de um veículo adquirido com valores provenientes de infrações penais, notadamente tráfico de drogas e associação para o tráfico, com o fim de ocultar a propriedade do bem”.

O Juízo da 2ª Vara Criminal Especializada em Organizações Criminosas determinou, no dia 12 de março, a alienação antecipada do carro. O veículo é objeto da ação penal. Dessa forma, a determinação judicial, a pedido do GAECO, era de que se depositasse o saldo à disposição do Juízo até o encerramento do processo.