Neste sábado (2) Cabo Frio vai sediar o I Mutirão TamoJuntas, realizado pela ONG Reação Mulher, Movimento da Mulher Advogada e Associação de Mulheres de Tamoios. O evento acontece das 9h30 às 16h, no Ciep 331Lysia Bernardes (Rua Porto Alegre, s/nº – Aquárius). O objetivo é articular movimentos feministas locais, promovendo reflexão e acolhimento de mulheres em situação de violência. Os interessados em participar do evento podem se inscrever na hora.
A programação conta com palestras de temas como: violência contra a mulher; autoestima; empoderamento da mulher negra ; invisibilidade social, e violência da mulher trans; e outros. Além de atividades de atendimento jurídico, psicológico e social para mulheres.
O TamoJuntas nasceu em abril de 2016, em Salvador, e hoje possui 70 voluntárias em todo o país, distribuídas nos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, prestando assessoria multidisciplinar (jurídica, psicológica, social e pedagógica) gratuita para mulheres em situação de violência.
A Reação Mulher é uma ONG que nasceu em Cabo Frio no ano de 2013, sem fins lucrativos e sem envolvimento político-partidário, com caráter assistencial, social, cultural e educacional, congregando associadas de diferentes áreas de atuação. Seu objetivo é promover de forma autônoma a reflexão e o resgate de direitos, cidadania e autoestima da mulher, com ciclos de palestras, cursos, seminários, reuniões e outros eventos para melhoria da saúde física, mental e espiritual da mulher e sua família.