O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) vai aproveitar as digitais coletadas pelo Detran-RJ para validar a biometria de mais de 2,4 milhões de eleitores já no próximo pleito eleitoral. Com essa parceria, eleitores da Região dos Lagos e de todo o estado que tiverem suas digitais registradas pelo Detran não precisarão ir ao cartório eleitoral para fazer a biometria novamente.
Atualmente, o TRE-RJ já possui a biometria de cerca de 8,8 milhões de eleitores, o que representa 67,66% do total do estado. Com essa iniciativa, o número de eleitores biometrizados pode passar de 80%, aumentando a segurança do processo eleitoral. No dia da votação, em 6 de outubro, mesários poderão consultar no caderno de votação o aviso de que a biometria do eleitor foi fornecida por um órgão conveniado, como o Detran.
Para o presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos Figueira, essa medida reforça o compromisso com a segurança eleitoral. “A verificação das digitais evita que uma pessoa vote no lugar de outra, tornando o processo mais seguro”, afirma.
A novidade faz parte do projeto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para importar biometrias de outros órgãos, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Assim, todos os 92 municípios do Rio de Janeiro, incluindo as cidades da Região dos Lagos, terão a opção de identificação híbrida no dia da eleição: com digital ou apenas com documento oficial com foto.