MPRJ envia representante de Cabo Frio para conferência de mudanças climáticas em Dubai

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) enviou um representante de Cabo Frio para a 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da ONU (COP-28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O promotor de Justiça Vinícius Lameira participará do evento como representante da Associação Brasileira de Promotores de Meio Ambiente (ABRAMPA). Vinicius é titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabo Frio.

A conferência, que vai reunir representantes e autoridades do mundo inteiro, começa nesta quinta-feira (30) e vai até dia 12 de dezembro. Assim sendo, o objetivo é discutir os desafios enfrentados pelos países-membros para preservar o meio ambiente.

Neste ano, o encontro deve avaliar de que maneira as nações têm traduzido compromissos climáticos assumidos em ações práticas. Nesse sentido, os representantes ainda devem mensurar o progresso das iniciativas.

Vinícius Lameira irá participar, na sexta-feira (1º), de um painel do Instituto Igarapé e Fórum Brasileiro de Segurança Pública. No espaço do Hub Consórcio Amazonia Legal, o encontro terá o tema “Como garantir Segurança como Direito Fundamental na Amazônia Brasileira”.

Na ocasião, o painel apresentará os projetos da ABRAMPA com o objetivo de combater o desmatamento na Amazônia Legal.

“É uma grande honra, e também um grande desafio, representar o Ministério Público ambiental no maior evento sobre mudanças climáticas do mundo. Além de apresentar o trabalho do Ministério Público na defesa do sistema climático estável, será uma grande oportunidade de intercâmbio de informações, boas práticas e estratégias de conservação ambiental”, pontuou Vinicius.

Além disso, o promotor afirma que será uma “experiência ímpar” testemunhar “as negociações diplomáticas internacionais sobre financiamento climático, perdas e danos, transição energética, redução de emissão de gases de efeitos estufa e medidas de adaptação aos impactos adversos do aquecimento global”.