O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou um exercício de desocupação em Cabo Frio. A ação foi na sede do Centro Regional de Apoio Administrativo e Institucional (CRAAI) da cidade. O preparatório para situações de emergência se deu por meio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ). De acordo com o MPRJ, o treinamento contou com a participação de membros, servidores e terceirizados da Instituição.
A atividade prática teve como objetivo manter os usuários do edifício em condições de enfrentarem uma situação real de emergência. Dessa forma, eles realizaram o abandono da edificação até o ponto de encontro, um local seguro, protegido dos efeitos do sinistro. Lá, os ocupantes da edificação devem permanecer após o abandono do imóvel até o retorno da situação de normalidade.
O exercício foi no dia 27 de março. Anteriormente, no dia 14, com o objetivo de preparar os servidores para a atividade de desocupação, a equipe da Gerência de Brigada de Incêndios ministrou palestras sobre primeiros socorros e combate a princípios de incêndios.
Coordenadores ressaltam importância da atividade
A coordenadora do CRAAI de Cabo Frio, Monica Rodrigues Cuneo, ressaltou a importância da simulação. “O treinamento destaca a importância da preservação de um ambiente seguro de trabalho. Além disso, lança luz sobre a necessidade de que todos os integrantes da Instituição estejam minimamente preparados para o enfrentamento de eventuais situações de sinistro, capacitando seus membros, servidores, estagiários e terceirizados a lidar, adequadamente, com o desconforto em situações de emergência, o que pode ser crucial para a preservação de vidas e do patrimônio público”, destacou a promotora de Justiça.
Enquanto isso, o coordenador da CSI/MPRJ, Eduardo Campos, destacou para que serve o exercício. “O treinamento tem como objetivo preparar os membros, servidores e terceirizados a enfrentarem uma situação de anormalidade no tocante a segurança contra incêndio e pânico”, afirmou.