A Secretaria de Saúde de Cabo Frio informou, na manhã desta quarta-feira (2), que subiu para 38 o número de pacientes transferidos do Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no bairro Jardim Esperança, após as fortes chuvas que atingiram a cidade durante a madrugada. Até às 10h, 28 pacientes da Clínica Médica e 10 da Unidade de Pacientes Graves (UPG) foram realocados para outras unidades de saúde.
A remoção emergencial foi necessária após as fortes chuvas desta madrugada comprometerem a estrutura do segundo pavimento da unidade hospitalar. Os pacientes estão sendo transferidos para unidades de saúde da própria cidade, como o Hospital São José Operário, o Hospital Universitário Hésio Cordeiro e o Hospital Santa Izabel, além de unidades em municípios vizinhos.
A remoção emergencial foi necessária após as fortes chuvas desta madrugada comprometerem a estrutura do segundo pavimento da unidade hospitalar. Os pacientes estão sendo transferidos para unidades de saúde da própria cidade, como o Hospital São José Operário, o Hospital Universitário Hésio Cordeiro e o Hospital Santa Izabel, além de unidades em municípios vizinhos, com o apoio da regulação estadual.
A estrutura do hospital estava passando por uma obra de reforma e impermeabilização do telhado, realizada em etapas. De acordo com a Defesa Civil, o volume de 20,2 milímetros de chuva acumulados em poucas horas provocou infiltrações graves, danos em nove enfermarias e o desabamento do forro de gesso da sala dos médicos. Com risco à segurança de pacientes e profissionais, todo o andar superior do hospital foi interditado e o protocolo de calamidade foi acionado pela prefeitura.
Saiba mais sobre o caso na matéria: “Chuva atinge hospital em reforma e força remoção de 28 pacientes em Cabo Frio“


