A cerimônia de entrega do Prêmio Teixeira e Sousa de Literatura 2023, foi realizada nesta sexta-feira (15), no Palácio das Águias, em Cabo Frio. O evento contou com a apresentação do coletivo Gira Vinil, além da leitura dramatizada dos textos vencedores, realizada pela Companhia de Teatro Creche na Coxia.
O ponto alto da noite foi a entrega do prêmio em dinheiro para os três primeiros colocados das categorias “Público em Geral” e “Prêmio Estudantil”. Além disso, exemplares da antologia, contendo os textos publicados, foram entregues para os cinco primeiros colocados de cada categoria. Todos os participantes do concurso receberam certificados.
O Prêmio Teixeira e Sousa de Literatura bateu recordes neste ano. O edital teve a maior adesão desde que o Programa Municipal de Editais de Fomento e Difusão Cultural (Proedi) foi lançado, em 2011. Para a categoria Prêmio Estudantil, 194 alunos se inscreveram para participar, e na categoria Público em Geral, foram 72 inscrições.
Em comparação com o ano de 2022, o aumento é ainda mais expressivo, quando foram registradas 54 inscrições na categoria para estudantes da rede pública de ensino e 34 na de Público em Geral.
O secretário municipal de Cultura, João Felix, ressaltou a importância do prêmio para o município.
“O prêmio é de extrema importância para fomentar a literatura romancista em Cabo Frio. Com o aumento das inscrições, percebemos que estamos no caminho certo”, destacou.
Confira abaixo os vencedores do prêmio: