Os passeios de barco e atividades de turismo náutico na Região dos Lagos foram liberados nesta sexta-feira (27). A Delegacia dos Portos de Cabo Frio autorizou a realização das atividades após a previsão do tempo do órgão indicar uma considerável diminuição da intensidade dos ventos, que devem atingir até 30km/h durante o dia de hoje – mantendo velocidade leve a moderada.
Nesta semana, as atividades foram proibidas na quarta-feira (25), nos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio, após a Defesa Civil Nacional emitir um alerta de vendaval para o estado do Rio de Janeiro. No dia em questão, a velocidade dos ventos na Região dos Lagos alcançaram 70km/h, impossibilitando qualquer tipo de atividade aquática nos mares dos municípios. Confira na matéria “Defesa Civil emite alerta de vendaval para estado do Rio de Janeiro”.
Segundo a Delegacia dos Portos, queda de intensidade prevista garante maior segurança no mar e, por isso, os passeios só são liberados quando os ventos ficam abaixo da velocidade máxima esperada. Além da considerável diminuição da força, a previsão da instituição ligada à Marinha do Brasil indica que os ventos de hoje vão em direção oeste-sudoeste – outro fator positivo que teve impacto sobre a decisão de liberação.
Ventos nesta direção são conhecidos por garantir águas mais quentes e calmas para o litoral brasileiro, o que é perfeito para realização de turismo náutico. No entanto, estão comumente ligadas a chegada de uma frente fria, o que pode garantir instabilidade para os próximos dias.