Pessoas de 55 anos com comorbidades serão vacinadas em Cabo Frio

A Prefeitura de Cabo Frio dá continuidade à campanha de vacinação contra a Covid-19, na próxima semana, atendendo a fase 1 do novo grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde: pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos com a primeira dose do imunizante. Como acontece com os demais grupos, a ampliação da imunização ocorrerá de forma escalonada devido ao envio de vacinas pelo Governo do Estado, que permanece de forma gradativa, não abrangendo todas as idades deste novo público-alvo.

As pessoas com comorbidades de 55 anos serão vacinadas na próxima terça-feira (18). A imunização desse grupo acontece das 9h às 16 nas unidades de saúde específicas para Covid-19 e, das 10h às 16h, nos polos do sistema drive-thru.

Na quarta (19), quinta (20) e sexta (21) será feita a repescagem das pessoas com comorbidades da faixa etária de 55 a 59 anos, que não tenham comparecido anteriormente para serem imunizadas com a primeira dose, também nos polos e no sistema drive-thru.

O município aguarda o envio de mais doses pelo Governo do Estado para seguir com a vacinação das demais faixas etárias.

COMORBIDADES DEFINIDAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE

As comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde para prioridade na vacinação são: doenças cardiovasculares, incluindo insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronariana, valvopatia, miocardiopatia e pericardiopatia, doença da aorta, doença dos grandes vasos e fístulas asteriovenosas, arritmia cardíaca, cardiopatias congênitas, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV.

FASE 1 CONTEMPLA PESSOAS COM DOENÇA RENAL CRÔNICA EM TERAPIA DE SUBSTUIÇÃO (DIÁLISE) E DEFICIENTES PERMANENTES CADASTRADOS NO BPC

Na fase 1 estão incluídos também pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) independente da idade (18 a 59 anos) para aplicação da primeira dose da vacina. A imunização desse grupo acontece de terça (18) a sexta-feira (21), das 9h às 16, nas unidades de saúde específicas para Covid-19 e, das 10h às 16h, no Drive-thru.

Esta fase contempla também os deficientes permanentes cadastrados no BPC que também serão vacinados de forma escalonada. Na quarta (19) e na sexta-feira (21) serão vacinados deficientes auditivos e físicos. A imunização desse grupo acontece, das 9h às 16h, na Escola Municipal Renato Azevedo, no bairro Parque Central, e no Centro Educacional Marli Capp, em Tamoios, e das 10h às 16h, no Drive-thru.

Todos esses públicos devem comprovar a condição de saúde por meio de documentação. No ato da vacinação, o cidadão precisa levar a cópia de atestados, laudos, prescrições, relatórios médicos e/ou exames complementares. Os deficientes permanentes devem levar o laudo com o Cadastro Internacional da Doença (CID). Também é preciso levar documento oficial com foto, CPF ou Cartão Nacional do SUS e comprovante de residência.