Uma ação integrada do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Prolagos e Polícia Militar interditou um ponto de abastecimento clandestino de caminhões-pipa no bairro Jardim Esperança, em Cabo Frio, nesta quinta-feira (7). O local também recebeu multa.
De acordo com a Prolagos, no local funcionava um lava-jato que usava água fruto de furto da rede. Os agentes chegaram ao local após uma denúncia anônima.
No momento da operação, não havia ninguém no local, assim como nenhum caminhão-pipa. A equipe da concessionária retirou as ligações clandestinas. De acordo com a concessionária, eram três delas, que desviavam água 24 horas por dia, ocasionando uma perda média de 100 mil litros diariamente, o suficiente para atender a cerca de 200 famílias.
A Prolagos lembrou ainda que, no mês passado, outra operação do Inea localizou dois pontos de abastecimento irregular de caminhões-pipa, no Jardim Peró, também em Cabo Frio. Ao todo, foram 21 ligações irregulares na ocasião.
A concessionária ressalta que as ligações clandestinas podem causar grande impacto no abastecimento de toda a região. Principalmente, durante a alta temporada ou em feriados, períodos em que as cidades da área de concessão recebem milhares de visitantes. Além disso, a prática ilegal representa risco à saúde da população, em razão da possível contaminação da rede.
“As ligações irregulares reduzem a pressão da água na rede e impede que ela chegue em locais mais elevados e distantes do sistema de abastecimento. Essa irregularidade num período de alta temporada, quando a expectativa é que a população salte de 425 mil pessoas, para cerca de 1,5 milhão de habitantes, prejudica ainda mais o desempenho do abastecimento, impactando milhares de moradores e turistas”, explicou o diretor executivo da Prolagos, José Carlos Almeida.