A Prefeitura de Cabo Frio reassumiu a posse da sede do Parque Natural Municipal do Mico Leão Dourado, localizado no distrito de Tamoios, na localidade do Centro Hípico. Com a medida, serão retomadas as atividades de pesquisas no local, que também deve ser aberto para receber visitantes.
Segundo a Prefeitura, a retomada da gestão foi definida pelo crescente aparecimento de famílias inteiras de micos leões dourados durante as ações de fiscalização ambiental e fundiária. O fato é surpreendente para os especialistas, já que a espécie corre risco de extinção e está listada como espécie em perigo tanto pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), órgão da Unesco, quanto pelo ICMBio.
O parque foi criado em 1997 e é uma unidade de proteção integral que defende animais florestais do bioma Mata Atlântica. A APA abriga diversas espécies de animais que estão ameaçados de extinção, como a preguiça de coleira, lobo-guará, gato-maracajá, bagrinho, borboleta da praia, onça parda, além do mico leão dourado, animal símbolo do parque. De acordo com a Prefeitura, o mico só existe nesta área do Brasil.
“Com a retomada da sede, vamos trabalhar para que haja presença diária de fiscais e para retomarmos as atividades de pesquisas e, em breve, o parque poder voltar a receber visitantes”, comentou o coordenador de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.
Deixe um comentário