Projeto ConheCinema exibe filme premiado em Cannes na UVA em Cabo Frio

O projeto ConheCinema apresenta nesta quarta-feira (22) o filme iraniano “Manuscritos Não Queimam”. A sessão acontece às 14h na Universidade Veiga de Almeida (UVA) em Cabo Frio. Após a exibição terá bate-papo sobre o filme, a fim de debater a respeito da repressão social e censura nas artes. O longa foi premiado na mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes.

O filme que denuncia o sistema político iraniano é proibido no país de origem. O longa-metragem escrito e dirigido por Mohammad Rasoulof narra uma série de acontecimentos desencadeados por conta da repressão. Apenas o nome do diretor aparece nos créditos finais, pois a equipe temia por sua segurança no Irã. A primeira exibição foi no Festival de Cannes em 2013, onde ganhou o prêmio FIPRESCI na mostra Um Certo Olhar.

Segundo a organização do projeto, “Censura à Manifestação de Pensamento” é o tema proposto pela curadoria do projeto. O debate pretende causar a reflexão sobre a importância do direito à liberdade de expressão nas sociedades e se existe censura nas obras de arte e nas mídias brasileiras. O próprio diretor Rasoulof já foi preso por conta do teor revolucionário nos seus filmes.

Sinopse
Morteza e Khosrow são dois assassinos de aluguel. Eles recebem a tarefa de matar um escritor conhecido por fazer textos contra o governo. O crime é encomendado pelo Ministro da Cultura iraniano. Aos poucos, outros crimes maiores e mais graves são descobertos, tendo sempre escritores, poetas e outras figuras artísticas como alvos de censura e repressão