Vinte e cinco escolas, 90 turmas e mais de 1.580 litros de óleo de cozinha usados arrecadados, longe das redes de esgoto e drenagem. Este foi o resultado da a gincana ‘De Olho no Óleo’, realizada entre os colégios municipais das cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. As turmas vencedoras de cada município ganharão uma visita-passeio ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A gincana foi realizada pela Prolagos em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, durante três meses, com o objetivo de conscientizar alunos do 4º e 9º anos, sobre a importância do descarte correto do óleo de cozinha usado.
A primeira turma a visitar o museu, localizado na zona Portuária do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (06), é do Instituto Educacional de Habilitação Profissional e Formação Integral (Inefi), de Búzios, onde foram coletados 305 litros de óleo usado.
“Os alunos gostaram bastante de participar desse projeto. Eles recolheram o material com os vizinhos, nos estabelecimentos comerciais, entre outros. A expectativa para a viagem é alta. Esse é um passeio muito interessante e espero que a parceria com a concessionária possa proporcionar ainda outras experiências novas para os nossos estudantes”, pontua o diretor-geral do instituto, Phellipe Alves.
Já a turma da professora Bianca Cardoso, do Ciep 147, de Arraial do Cabo, está com a visita-passeio agendada para dia 11 de outubro. O grupo recolheu 215 litros de óleo de cozinha usados.
“Envolver os alunos nessa gincana é de suma importância para a escola e até mesmo para a comunidade. Além de solicitar a doação do material, nossos estudantes foram nos comércios da cidade conscientizando a população sobre o descarte adequado do óleo e informando que ele pode ser reutilizado na produção de novos produtos, colocando a sustentabilidade em prática”, ressalta.
Também venceram a gincana, as escolas municipais: Evaldo Sales, de Cabo Frio, com 120 litros coletados; Capitão Costa, de São Pedro da Aldeia, com 75 litros arrecadados; e Deputado Cláudio Moacyr de Azevedo, de Iguaba Grande, com 280 litros. A atividade é um desdobramento do programa homônimo que tem como objetivo orientar a população para que faça o uso correto da rede pública, pois o descarte do resíduo nos ralos e pias provoca entupimento, causando extravasamentos em vias e refluxo nos imóveis. Além disso, o óleo pode interferir no processo de tratamento de esgoto nas estações, além de contaminar praias, lagoas e solo. Além da gincana com as escolas, a concessionária também realiza ações com as associações de moradores, com os próprios colaboradores e instala totens de arrecadação nas secretarias de Meio Ambiente das cidades da área de concessão.
Deixe um comentário