Iguaba Grande disponibiliza vacina contra Vírus Sincicial Respiratório para gestantes

Imunização está disponível em todas as UBSs e protege bebês contra bronquiolite nos primeiros meses de vida

Imunização está disponível em todas as UBSs e protege bebês contra bronquiolite nos primeiros meses de vida. Foto: Reprodução/ Internet

A Prefeitura de Iguaba Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a oferta da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes a partir da 28ª semana de gestação. O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A vacinação durante a gestação é considerada uma das principais estratégias de prevenção contra a bronquiolite e outras infecções respiratórias graves em recém-nascidos. Ao receber a dose, a gestante transfere anticorpos ao bebê ainda na gravidez, garantindo proteção nos primeiros meses de vida, período de maior vulnerabilidade.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade, cartão do SUS e cartão de pré-natal, que comprova a idade gestacional. A Secretaria de Saúde reforça que a imunização é segura e fundamental para reduzir o risco de internações e complicações respiratórias em bebês.

A orientação é que as gestantes procurem a UBS mais próxima para garantir o acesso à vacina e reforçar os cuidados com a saúde materno-infantil no município.

FacebookWhatsAppTelegramXThreads