fbpx
HomeCabo FrioIguaba Grande e Cabo Frio terão cerimônias de presente às águas, em...

Iguaba Grande e Cabo Frio terão cerimônias de presente às águas, em homenagem à Iemanjá

Evento será nesta sexta-feira (2), em Ubás, na Praia do Forte e no Pontal de Santo Antônio, em Tamoios, onde programação segue no sábado (3)

-

Os municípios de Iguaba Grande e Cabo Frio terão, nesta sexta-feira (2), cerimônias de presente às águas. A ação tradicional em homenagem à Iemanjá terá sua primeira edição na Praia iguabense dos Ubás e no Pontal de Santo Antônio, em Tamoios. Já a Praia do Forte receberá o evento pela 18ª vez.

A realização da ação em Iguaba veio após a sanção da Lei que institui o Dia da Consciência das Religiões de Matrizes Africanas. A matéria, de autoria da vereadora Silvana Grimauth (CID), inclui a data no calendário oficial do município.

O I Presente de Iemanjá da cidade conta com organização dos povos de terreiros do município e apoio da Prefeitura. O evento começa às 17h30, em frente à Cidade do Idoso.

Na ocasião, casas de axé e fiéis entregarão seus balaios e/ou presentes nas águas. Assim sendo, a organização pede que o público utilize itens sustentáveis. “Afinal de contas, os povos de comunidades tradicionais e de terreiros zelam pela nossa mãe natureza”, pontuaram os organizadores.

Tradição do presente às águas em Cabo Frio

Em Cabo Frio, o Dia de Iemanjá terá a programação dupla com a 18ª edição do “Presente às Águas” no Canto da Praia do Forte e, pela primeira vez, no Pontal de Santo Antônio, em Tamoios. No distrito, o evento religioso e festivo se estende até sábado (3).

Na Praia do Forte, o evento começa às 9h40 da sexta, com a saída da carreata do Asé Parque São Jorge com a imagem de Iemanjá, que tem previsão de chegada às 11h no Canto do Forte. Logo depois, às 12h, tem início apresentações culturais como capoeira, samba de roda, jongo e também apresentação dos ritmos sacros do Candomblé.

Às 15h, haverá uma missa campal à Nossa Senhora dos Navegantes e, às 15h30, uma palestra sobre Intolerância Religiosa. A programação continua com louvação e homenagens dos terreiros de Umbanda, às 16h, e dos terreiros de Candomblé, às 16h40, com saída do presente às 17h30. O encerramento ficará por conta do grupo Samba das Matas, a partir das 18h.

Estreia do evento em Tamoios

Em Tamoios, a concentração será às 17h no Pontal de Santo Antônio e, às 19h, terá xirê para os Orixás. Sendo assim, às 20h30, acontece o toque com ogans das casas de Matriz Africana.

No sábado (3), a concentração para o evento no distrito será às 14h, no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva. A partir das 14h15, sai o cortejo com a imagem de Iemanjá e com os integrantes das casas religiosas em direção ao Pontal de Santo Antônio.

Às 15h30, será feita a louvação a Exu; às 16h o xirê. Logo depois, às 17h, a entrega dos balaios. No Pontal, a imagem será posteriormente fixada nas proximidades da areia. A entrega dos balaios será nos barcos de pescadores durante a procissão marítima. Por fim, às 18h, os ogans tocarão pontos para os presentes.

De acordo com a Prefeitura, a estimativa é de que mais de 40 casas e terreiros de Umbanda e Candomblé participem das atividades.

O Presente Às Águas é uma realização por representantes de religiões de matriz africana, Federação de Cultura Afro do Estado do Rio de Janeiro (Fecarj) e comunidade pesqueira com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, secretaria-adjunta de Cultura e coordenadoria de Igualdade Racial; e do Projeto Bota Fé e Ecovida. A Camélia Flores doou as centenas de palmas que serão entregues no evento.

Entre no canal do Fonte certa no Telegram e fique por dentro de tudo que acontece na Região dos Lagos! Basta acessar o canal: https://t.me/noticiasregiaodoslagos
- Advertisment -
target="_blank"

Colunas

Mais lidas

Retirada de areia no Canal do Itajuru rouba a cena da...

0
Quem passa pela região do Canal do Itajuru, na altura do bairro histórico da Passagem, em Cabo Frio, tem se surpreendido com a envergadura...