A Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) oficializou a ativação do novo Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (Sagitario), em substituição ao antigo X-4000, na última quinta-feira (14). Com o novo sistema, os militares terão diversas vantagens na prestação dos serviços de tráfego aéreo, otimizando recursos humanos, uniformizando modelos e práticas operacionais e dinamizando procedimentos de coordenação entre órgãos de controle.
O Complexo Aeronaval é responsável por controlar todo tráfego do espaço aéreo delimitado pela Região dos Lagos do Rio de Janeiro e parte da região oceânica a sul e ao norte de Cabo Frio. Além de controlar os voos militares, tem a responsabilidade de todo o tráfego da aviação civil que circulam no espaço aéreo sob sua jurisdição.
O Sagitario é um software nacional desenvolvido pela Atech, empresa do grupo EMBRAER, que permite ao controlador, basicamente, uma melhor capacidade de ordenação de fluxo na execução do controle das aeronaves no espaço aéreo. A tecnologia do sistema foi desenvolvida com a participação de profissionais controladores de tráfego aéreo (ATCO), seguindo as melhores práticas e recomendações existentes no mercado internacional, como as adotadas nos sistemas especificados pela Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (EUROCONTROL) e pela Organização Internacional da Aviação Civil (OACI).
O Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Emerson Gaio Roberto, durante a cerimônia de ativação do Sistema destacou que “é de grande importância a implantação do SAGITARIO, sendo este um investimento relevante para a Marinha e para todos os clientes da BAeNSPA – nossos Esquadrões e toda a aviação civil – especialmente pela segurança de voo que ele propicia”. Finalizou o Contra-Almirante.