A campanha de vacinação contra a Influenza foi prorrogada até o dia 15 de junho em São Pedro da Aldeia. A dose está disponível nas unidades de saúde da cidade e na Sala de Vacinas, no Centro. Os postos de saúde funcionam de 7h às 16h. Segundo a Prefeitura, o fluxo de imunização é definido de acordo com cada unidade e interessados devem procurar a unidade mais próxima para conferir o horário específico de cada local.
A vacina contém o imunizante contra o H3N2 e é destinada ao grupo prioritário composto por gestantes, crianças com idades entre seis meses e menores de cinco anos, pessoas com mais 60 anos, mulheres com até 45 dias após o parto, pacientes crônicos, além de profissionais de saúde e indígenas.
A Influenza é uma doença viral febril, aguda, comumente conhecida como gripe, caracterizada por sintomas como febre, tremores, dores de cabeça, dor de garganta e rouquidão, além de alterações respiratórias, como tosse seca e coriza. Existem três tipos de vírus Influenza: A, B e C. O vírus Influenza C causa infecções respiratórias brandas, sem causar impactos na saúde pública ou estar relacionado com epidemias. Já os vírus A e B são responsáveis por epidemias sazonais. O vírus Influenza A é classificado ainda em subtipos H1N1 e H3N2, além do H7N9. A transmissão ocorre pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar ou falar. Pode ser transmitida ainda indiretamente pelas mãos, após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.
Há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir as orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.