Neste domingo (29), durante uma fala após caminhada no bairro Estação, o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel, fez declarações polêmicas ao afirmar que construiu escolas no município. “Lá na Ponta do Ambrósio, lá na Rua do Fogo, lá no Capitão Costa, lá na Baleia Elízio Rangel, nós fizemos várias escolas no município sim”, disse.
Durante o discurso, o prefeito se referia à Escola Municipal Vital Brasil, no bairro Ponta do Ambrósio; Escola Municipal Pequiá, no bairro Rua do Fogo; Escola Municipal Capitão Costa, no bairro Cruz e Escola Municipal Elízio Rangel, no bairro Baleia.
No entanto, sendo as escolas conhecidas pela população aldeense, o Portal Fonte Certa fez uma pesquisa no portal da transparência da Câmara Municipal e checou indícios que confirmam a existência das escolas citadas antes da gestão de Fábio do Pastel, a partir do dia 01 de janeiro de 2021.
A seguir, um resumo das afirmações do prefeito e os fatos que as contradizem:
Escola Municipalizada Vital Brasil: no dia 17 de fevereiro de 2017, o então vereador Naldinho havia requerido na Câmara a reforma e ampliação da quadra de esportes localizada próxima à escola. A unidade era administrada pelo Estado, sendo municipalizada em 2019.
Escola Municipal Pequiá: no dia 03 de novembro de 2010, o então vereador Jorginho havia requerido ao prefeito da época intervenções nas ruas Antônio Machado, Paulino Basílio dos Santos e na rua do Colégio Pequiá.
Escola Municipalizada Capitão Costa: em 07 de outubro de 2010, o então vereador Kaká havia protocolado na câmara um pedido para que, na época, a prefeitura realizasse a pintura da escola. A unidade, que havia sido fundada em 1949, está atualmente fechada para obras. Os alunos estão estudando em uma casa alugada.
Escola Municipal Elízio Rangel: o vereador Nicácio dos Santos, em 2005, chegou a solicitar à concessionária de telefonia a instalação de um telefone público na unidade. A unidade reformada já tem histórico de intervenções no período de férias escolares, em 2019 e 2022.
Fábio do Pastel, ao repetir essas informações, não apenas distorce a verdade, mas também fere os princípios da política decente. Em suas palavras, “mentir para o povo, isso não é política decente, isso é política mentirosa”. A população de São Pedro da Aldeia merece transparência e verdade em relação às ações de seus governantes.