Vinte e seis professores da rede municipal de São Pedro da Aldeia participaram das oficinas de formação do projeto “Ypiranga dos Guaranys em Cabo Frio”. As duas lives, transmitidas no turno da manhã e da tarde de quinta-feira (06/06), permanecem disponíveis para consulta no YouTube da Sophia Editora. A iniciativa aconteceu em parceria com a coordenação do 2º Segmento da Secretaria de Educação e com a coordenação pedagógica de História de São Pedro da Aldeia.

Os pesquisadores Marcelo Sant’Ana Lemos e Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira apresentaram detalhes sobre a vida de José Peixoto Ypiranga dos Guaranys, primeiro indígena bacharel em direito do Brasil, nascido em 1824, natural de Cabo Frio e oriundo da aldeia de São Pedro da Aldeia.

“As oficinas estimularam os professores a se especializarem na história da região. A formação abriu horizontes para muitos deles”, destacou Maxwell da Silva Alves, professor e coordenador pedagógico de História da Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia.

Dessa forma, a Sophia fecha o ciclo de oficinas online do projeto, com total de três lives. A primeira, no dia 25 de abril, possibilitou a formação de 160 profissionais da Rede Municipal de Educação de Cabo Frio, graças a uma parceria entre a editora a coordenação de Formação Continuada. Os encontros – agora inteiramente disponíveis para consulta – somam seis horas de conteúdo.

Essa é uma das etapas do projeto “Ypiranga dos Guaranys em Cabo Frio: atuação cultural, política e econômica do primeiro indígena universitário do Brasil (séc. XIX)”, realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do edital Diversidades em Diálogo – Lei Paulo Gustavo. A pesquisa será transformada em e-book, audiobook e livro em braille.