O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) afirmou que todas as oito praias do município de São Pedro da Aldeia estão próprias para banho. De acordo com o último boletim de balneabilidade de praias, divulgado este mês, foram analisadas as praias Linda, Centro, Pitória, Sol, Sudoeste, Balneário, Ponta da Areia e Porto d’Aldeia.
Em 2014, a Prefeitura aldeense deu início a obra de construção do cinturão de proteção da Lagoa de Araruama. O serviço, contou com a parceria da Concessionária Prolagos, e custou cerca de R$ 10 milhões de reais, dentre as localidades beneficiadas estão Mossoró, Camerum, Ponta da Areia, Campo Redondo, São João, Centro, Baixo Grande e Baleia.
O secretário de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, Luciano Pinto, destacou o trabalho em conjunto dos órgãos responsáveis. “Nós conseguimos uma balneabilidade em nossa Lagoa graças ao esforço conjunto de diversos setores da sociedade. Esse é o resultado de uma série de ações realizadas pelo Poder Municipal, o Estado, a Concessionária Prolagos e a participação popular e das ONGs no intuito de nos ajudar a fiscalizar o lançamento in natura de esgoto. Esse esforço é aliado ao processo de monitoramento feito pelo Inea e o Comitê de Bacias, além do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, que também é muito importante no processo”, destacou.