HomeAraruamaNovembro Azul: Secretaria de Saúde alerta sobre a importância de homens cuidarem...

Novembro Azul: Secretaria de Saúde alerta sobre a importância de homens cuidarem da saúde

Câncer de próstata está entre as principais causas de morte na população masculina, mas pode ser evitada com diagnóstico precoce

-

O câncer é uma das principais causas de morte para homens no Brasil. Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostra que, entre 2018 e 2022, foram registrados 124.484 casos de neoplasias malignas em homens em todas as faixas etárias no estado do Rio de Janeiro. Desse total, 10% (12.561) eram de câncer de próstata e 7.164 foram a óbito.  Na faixa etária de 30 a 69 anos, foram registrados 1.712 óbitos. Neste mês, quando se celebra o Novembro Azul, dedicado à conscientização e à prevenção do câncer de próstata, a SES faz um alerta sobre a importância dos homens fluminenses cuidarem mais da sua saúde.

“Culturalmente, as mulheres são mais preocupadas com a saúde e a prevenção de doenças. É extremamente importante que os homens também tenham o mesmo cuidado. Quanto antes as doenças são identificadas, maiores são as chances de cura. Isso ocorre também com o câncer de próstata, que tem baixa taxa de mortalidade quando identificado logo no início”. destacou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

As doenças do aparelho circulatório (DAC), como infarto, AVC e hipertensão, são as que mais matam a população masculino, com 175.561 casos de internações e 91.680 óbitos, cerca de 52% dos registros no período de 2018 a 2022. Desses, 48% (44.360) dos óbitos ocorreram em idade prematura, de 30 a 69 anos. Tanto nos casos de câncer quanto nas doenças do aparelho circulatório, os óbitos aumentam significativamente em homens com mais de 50 anos. O dado mostra que a prevenção é o principal caminho para evitar as mortes precoces.

De acordo com dados da Tábua Completa de Mortalidade, levantada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, os homens vivem em média cerca de sete anos a menos do que as mulheres brasileiras. Por isso, nos últimos anos, a SES vem aumentando a oferta de serviços dedicados aos cuidados com a saúde do homem.

Para incentivar o diagnóstico e o tratamento de doenças tipicamente masculinas, a SES disponibiliza, desde 2011, o Centro de Atenção à Saúde de Homem, que funciona na Policlínica Piquet Carneiro, em parceria com o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE). Localizado na Av. Marechal Rondon 381, no bairro São Francisco Xavier, o Centro realiza mensalmente cerca de 2 mil atendimentos. Os pacientes são encaminhados pelo Sistema Estadual de Regulação (SER) por meio das Clínicas da Família, Centros Municipais e Postos de Saúde.

Além do Centro, a SES oferece o serviço durante as Semanas da Saúde, um dos maiores eventos de saúde pública do estado realizado em diversas cidades. Só em 2021, durante os eventos que ocorreram na Carioca, no Centro do Rio, e em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foram realizadas mais de 3.500 consultas com urologistas e testes de PSA. Este ano, nas edições que ocorreram nas cidades de Magé, na Baixada Fluminense, e São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, foram ofertados mais de 2 mil atendimentos.

No mês de novembro, para reforçar a importância da detecção precoce do câncer de próstata, já foram oferecidas consultas com urologista e teste de PSA para homens a partir de 50 anos durante a Semana da Saúde da Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu, realizada nos dias 10 e 11.

O movimento Novembro Azul nasceu em 2003, na Austrália, para reforçar a necessidade de os homens cuidarem da prevenção ao câncer de próstata. A data escolhida foi o dia 17 de novembro. Com a alta incidência de outras doenças no público masculino, o Ministério da Saúde optou pela mudança de conceito e o foco está atualmente na saúde do homem de forma integral.

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: