Início Cabo Frio “Novembro Negro” tem nova rodada de oficinas e palestras em Cabo Frio

“Novembro Negro” tem nova rodada de oficinas e palestras em Cabo Frio

Atividades abordam a história, cultura afro e o combate ao racismo

-

A partir desta terça-feira (28) inicia a nova rodada de programação do projeto “Novembro Negro” em Cabo Frio. As atividade abordam a história, cultura afro (e também indígena, considerando que são “negros da terra”) e combate ao racismo. O projeto teve início no último dia 16 de novembro e vai até o próximo dia 05.

Nesta terça-feira (28), das 18h30 às 20h, a Casa Scliar vai sediar palestra sobre atividades pedagógicas voltadas para valorização da história e cultura afro e indígena, e práticas antirracistas na escola. Haverá, também, uma oficina de linguagens artísticas e culturais com o grupo Griot. A atividade é direcionada para professores da rede pública.

A programação continua no dia 30 (quinta-feira) no Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart). As atividades começam às 9h com oficina de Abayomi (bonecas negras) com a professora Andréia Fernandes Neves. Às 10h e às 14h acontece a palestra “Contação de História”, com a professora Cristina Chagas. A partir das 15h terá a apresentação de “Linguagens Artísticas e Culturais: Carimbó”, com a professora Graziela de Paula e alunos do 4º ano da Escola Municipal Marília Plaisant. O carimbó, dança de roda típica do Pará, é considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil desde 2014. 

Encerrando o projeto, no dia 5 de dezembro, a partir das 18h, a Casa Scliar exibirá os curtas “Pode me chamar de Nadi”, “O que o cabelo fez para ser chamado de ruim?”, “I love my hair”, “Arredondando o black”, “3 Diário Preto episódio 11 – Seu Cabelo”. O grupo Griot fecha a programação com oficina de dança afro.

A Casa Scliar fica na Rua Marechal Floriano, 253, no Boulevard Canal. Já o Museu de Arte Religiosa fica no Largo Santo Antônio, ao lado da ponte Feliciano Sodré, no Centro de Cabo Frio.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta