Início Araruama Novo Plano de Saneamento de Macaé realiza audiências públicas nos bairros durante...

Novo Plano de Saneamento de Macaé realiza audiências públicas nos bairros durante esta semana

Encontros abertos estão sendo realizados em seis localidades e a população está convidada a participar; veja os locais

-

Moradores de Macaé estão convidados a participar das audiências públicas preliminares do novo Plano Municipal de Saneamento, que estão sendo realizadas durante esta semana em seis localidades do município. A revisão do Plano está sendo financiada pelo Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras.

As audiências tiveram início na segunda-feira (9), no Sana (foto). Cerca de 20 pessoas da comunidade local participaram e deram contribuições. Nesta terça (10) a programação ocorre no Frade. Na quarta (11), em Bicuda Grande; na quinta (12), em Glicério; na sexta (13), em Córrego do Ouro; e no sábado (14), no centro da cidade. 

Todas as audiências até sexta começam às 18h30. A de sábado terá início às 9h – veja os locais e horários abaixo.  

O objetivo do novo Plano de Saneamento é estipular etapas para os próximos 20 anos, relacionadas ao abastecimento de água, captação e tratamento de esgoto, drenagem da água das chuvas (controle de enchentes) e limpeza urbana, com destaque para a implantação da coleta seletiva de lixo.

  • Esta é uma excelente oportunidade para que a população possa apresentar as suas demandas e dar sugestões para o Plano de Saneamento. As audiências garantem que o planejamento possa ocorrer de forma democrática, levando em consideração as reais necessidades de quem mora em diferentes áreas do município – afirma o presidente do Comitê de Bacia, Rodolfo Coimbra.

Além das audiências, diversos estudos técnicos estão sendo realizados pela Serenco, empresa especializada de Curitiba (PR), que foi contratada em concorrência promovida pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João, entidade executiva do Comitê Macaé, no valor de R$ 943 mil, com verba do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDRHI). A contratação foi feita em novembro e a empresa tem 12 meses para a conclusão do trabalho.

  • Segundo Bruno Abreu, sócio da Serenco e gestor deste contrato, a empresa é altamente capacitada para o trabalho. O plano é exigido pela legislação. Sem ele a cidade não consegue receber verbas federais para o saneamento. Esses estudos vão colaborar para a melhoria do abastecimento de água, dar uma destinação correta ao esgoto, implementar efetivamente a coleta seletiva de lixo e amenizar o problema das enchentes – afirmou Bruno, destacando que a Serenco tem experiência na realização de planos de saneamento em todo o Brasil, como por exemplo em Brasília, que tem população aproximada de 3 milhões de habitantes.

Confira os locais e horários das audiências

09/03/2020 – Colégio Municipal do Sana / SANA – 18h30
10/03/2020 – Colégio Municipal Ivete Santana Drumont de Aguiar / FRADE – 18h30
11/03/2020 – Colégio Municipal Tarcísio Paes de Figueiredo / BICUDA GRANDE – 18h30
12/03/2020 – Colégio Municipal Raul Veiga / GLICÉRIO – 18h30
13/03/2020 – Colégio Municipal Pedro Adami / CÓRREGO DO OURO – 18h30
14/03/2020 – CETEP / CENTRO – 9h

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta