Início Arraial do Cabo Operação do Inea retira mourões na APA da Massambaba em Arraial do...

Operação do Inea retira mourões na APA da Massambaba em Arraial do Cabo

Ação aconteceu no bairro Caiçara após denúncias dos próprios moradores

-

Uma operação na Área de Proteção Ambiental (APA) de Massambaba, no bairro Caiçara, em Arraial do Cabo, efetuou a retirada de mourões utilizados para lotear áreas, o que configura crime ambiental. A operação aconteceu nesta quinta-feira (16) após denúncias dos próprios moradores, segundo o Inea.

Foram retirados, aproximadamente, três quilômetros de cercas que seriam utilizadas para a construção de moradias, o que é ilegal por estar situada em área protegida. Todo o material foi retirado com auxílio de uma retroescavadeira e de um caminhão.

“A ação foi deflagrada com o apoio dos próprios moradores da região que denunciaram a irregularidade. As cercas foram instaladas em área de vegetação de restinga que é uma área protegida. Vamos continuar intensificando as nossas fiscalizações”, afirmou o chefe da APA Massambaba, Josias Medeiros.

A APA de Massambaba possui área de 9.134 hectares e abrange partes dos municípios de Araruama, Arraial do Cabo e Saquarema e foi criada com o objetivo proteger uma das últimas áreas remanescentes de restingas, lagoas costeiras e brejos ainda em bom estado de conservação, responsáveis pelo abrigo de inúmeras espécies de aves migratórias e habitat de espécies vegetais endêmicas; preservar sítios arqueológicos, fundamentais para pesquisas científicas, e manter a grande sequência de dunas ali existentes revestidas de vegetação protetora.

A ação contou com apoio do Comando de Polícia Ambiental (CPAm), do 25º Batalhão da Polícia Militar (Cabo Frio) e da Prefeitura de Arraial do Cabo.

 

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta