HomeAraruamaParceria entre faculdade e Prolagos inicia monitoramento da Lagoa de Juturnaíba

Parceria entre faculdade e Prolagos inicia monitoramento da Lagoa de Juturnaíba

Ação prevê o monitoramento dos recursos hídricos, além de promover ações de educação ambiental

-

Com uma embarcação, a equipe da Universidade Veiga de Almeida, campus Cabo Frio, percorreu nessa quinta-feira (17), pontos dos rios Bacaxá, Capivari e São João, e da Lagoa de Juturnaíba, para coletar amostras da água bruta, que abastece as cidades da Região dos Lagos. A ação faz parte do projeto Imersão, uma parceria de cooperação técnica entre a faculdade e a Prolagos, que prevê o monitoramento dos recursos hídricos, levantamento da avifauna da Lagoa de Araruama, produção de relatórios técnico e fotográfico, além de promover ações de educação ambiental.

Essa foi a primeira coleta realizada no manancial, pela universidade. Durante o ano, mensalmente serão recolhidas amostras da água, que serão analisadas no laboratório da UVA e encaminhadas para a concessionária. Neste período serão avaliados oito parâmetros de qualidade da água.

“Com esses estudos, poderemos apoiar as autoridades competentes na criação de políticas públicas em prol da preservação e fiscalização das áreas no entorno da lagoa, prevenindo possíveis degradações do meio ambiente”, pontua Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos.

A parceria vai proporcionar aos alunos a experiência de uma pesquisa prática, em um ecossistema local, que irá trazer inúmeros benefícios para a sociedade da Região dos Lagos.

“O monitoramento é uma oportunidade de desenvolvimento acadêmico. Os estudantes saem muito mais fortes para o mercado de trabalho do que se eles ficassem somente nos bancos da universidade, aplicando na prática, todos os conhecimentos que eles adquirem na teoria”, ressalta Flávia Martins, coordenadora dos cursos de Engenharia Ambiental e de Produção.

Além do reforço na análise da qualidade da água bruta, a concessionária também investiu na melhoria do monitoramento da barragem e da Estação de Tratamento de Água. Foram instaladas mais de 60 câmeras, divididas entre as duas unidades, onde é possível acessar tanto na ETA, quanto no Centro de Controle Operacional da Prolagos, situado na sede da empresa, em São Pedro da Aldeia.

“Alguns desses equipamentos contam com a tecnologia speed dome, um dispositivo de alta performance, que capta e processa imagens de alta qualidade, sendo possível controlar remotamente a direção e aproximação da imagem que queremos captar, tornando ainda mais eficiente o monitoramento das unidades”, explica Gabriela Negreiros, coordenadora de Operações da concessionária.

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: