Início Arraial do Cabo Peça sobre vida de Antônio Gastão chega a Arraial do Cabo

Peça sobre vida de Antônio Gastão chega a Arraial do Cabo

-

O Centro Cultural Manoel Camargo, que fica na cidade de Arraial do Cabo, recebe o espetáculo “Antônio de Gastão: Memória e trabalho” neste fim de semana. Com entrada franca, a apresentação terá início às 19h e conta a história de um dos moradores mais ilustres da cidade de Cabo Frio no século XX.

A peça é baseando no livro “Antônio de Gastão – Pescador de Cabo Frio”. Os atores Bruno Peixoto e Anna Fernanda, atores do “En La Barca – Jornadas Teatrais” montaram a peça que conta a trajetória do artista.

O pescador, poeta, escultor, músico, bonequeiro e contador de história viveu numa casa simples atrás do convento de Nossa Senhora dos Anjos quando criança. Ainda na infância, já dava sinais de que seria um artista pois fabricava seus próprios brinquedos.

Fundou a primeira escola de samba de Cabo Frio, em parceria com Chico Estevão, e ainda promoveu diversas peças teatrais em Búzios e Arraial do Cabo, divertindo crianças e adultos com seus bonecos de madeira e isopor.

Mas o trabalho de Gastão só foi amplamente divulgado a partir dos anos 80, através dos pesquisadores Amena Mayall e Ricardo Gomes Lima, que registraram suas falas e memórias acerca da cultura local. A partir disto, surgiu o livro projeto do Ministério da Cultura (MINC) e da Fundação Nacional das Artes (Funarte). O Centro Cultural Manoel Camargo fica na Avenida da Liberdade, s/n, no centro de Arraial do Cabo.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta