Início Cabo Frio Pesquisador da Faperj elabora aplicativo para monitoramento da covid-19 no Estado do...

Pesquisador da Faperj elabora aplicativo para monitoramento da covid-19 no Estado do Rio

Caso o resultado do teste dê positivo, o indivíduo poderá indicar outras cinco pessoas com quem teve contato para que essas também respondam ao questionário

-

O dispositivo “Dados do Bem” já está disponível a partir desta segunda-feira (27) para ser utilizado pelo Governo do Estado do Rio na monitoração dos casos do novo coronavírus, bem como auxiliar, no futuro, a saída das medidas de contenção.

Uma iniciativa que combina inteligência epidemiológica e geolocalização no enfrentamento da covid-19 foi desenvolvida pelo pesquisador Fernando Augusto Bozza. Bolsista do projeto ‘Cientista do Nosso Estado’, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj), Bozza firmou uma parceria com o empreendedor Rafael Albuquerque, CEO da empresa Zoox Smart Data, e em apenas 20 dias, eles construíram o dispositivo

Médico do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (I’Dor) e da Fiocruz, Bozza conta que tudo começou em um encontro entre cientistas e empreendedores da área de inovação. A partir disso, surgiu o aplicativo, que é voltado às manifestações clínicas, associadas aos fatores de risco, primeiro, de profissionais da saúde que, em casos suspeitos, serão encaminhados para testagem.

“Pretendemos realizar mil testes por dia e, no futuro, dois mil, e disponibilizar também para a população. A testagem se dará em tendas montadas no SUS e outra em um shopping na zona Oeste do Rio de Janeiro, a partir do dia 28 de abril. Toda a iniciativa é sem fins lucrativos e conta com uma série de parceiros”, disse o pesquisador.

Caso o resultado da testagem dê positivo, o indivíduo poderá indicar outras cinco pessoas com quem teve contato para que essas também respondam ao questionário. E, se precisarem, se submetam ao teste que será gratuito.

- Advertisment -

Mais lidas