HomeAraruamaPlacas de obras públicas do Estado do Rio deverão disponibilizar código QR

Placas de obras públicas do Estado do Rio deverão disponibilizar código QR

Leitura pode ser feita por smartphone e outros dispositivos móveis por qualquer cidadão.

-

As placas com informações sobre obras realizadas pelo Estado podem ser obrigadas a exibir um código de barra bidimensional, conhecido como QR Code, para permitir a consulta por meio de smartphones a informações detalhadas sobre as intervenções realizadas como custo, prazo, empresa executante, justificativa, projeto executivo, eventuais aditivos contratuais, entre outras.

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em discussão única nesta quinta-feira (26). O projeto seguirá para o governador Wilson Witzel, que terá té 15 dias úteis para decidir pela sanção ou veto.

O objetivo é possibilitar que a leitura seja feita por smartphone e outros dispositivos móveis por qualquer cidadão. A medida determina que, caso surjam novas tecnologias semelhantes ao QR Code, elas deverão ser implementadas. Segundo a proposta, as páginas com informações sobre as obras também deve conter meios para que o cidadão e sociedade possam interagir com o setor público, por meio de chat, e-mail, redes sociais ou telefonema direto para o setor competente.

As informações disponibilizadas nos sites devem ter acessibilidade aos deficientes auditivos e visuais ou com limitação física, seguindo as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web. Segundo o deputado Capitão Nelson, o objetivo é garantir a transparência e controle principalmente sobre possíveis aditivos contratuais nas obras.

“Com isso o cidadão, com seu telefone celular, poderá ter acesso a todos os dados e informações da obra que está sendo realizada pelo Governo do Estado”, destacou.

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: